PSICANÁLISE NA EDUCAÇÃOCURSOS

Grade Curricular do Curso

Matéria Carga horária
1 - Introdução à Psicanálise: Fundamentos 30h/a
2 - A constituição do Sujeito: Desenvolvimento da Estruturação Psicossexual 30h/a
3 - Psicanálise e Relações Vinculares 30h/a
4 - Psicanálise e Educação 30h/a
5 - A Psicanálise, o Docente e a Sociedade 30h/a
6 - Sintomas Educativos Contemporâneos 30h/a

1 - Introdução à Psicanálise: Fundamentos

  • Ementa: Introdução à Psicanálise, a partir do conceito freudiano de inconsciente, enquanto operador de rupturas no campo das ciências humanas.

  • Bibliografia:

    FREUD, S. (1916-1917) Obras completas. Conferências introdutórias sobre psicanálise. Vol. XV e XVI. Edição Standard Brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1999.

    GARCIA-ROSA, L. A. Freud e o inconsciente. 6.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991.

    ______________. Introdução à metapsicologia freudiana. Volume 2. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 1991.

    LACAN, J. Escritos. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 1998.

    MANONI, O. Isso não impede de existir. Campinas/SP: Papirus, 1991.

    MILLER, J.A. Percurso de Lacan - uma introdução. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

    NASIO, J.D.O prazer de ler Freud. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

    PENNA. A. G. Freud, as ciências humanas e a filosofia. Rio de Janeiro: Imago, 1994.

2 - A constituição do Sujeito: Desenvolvimento da Estruturação Psicossexual

  • Ementa: Enfoques antropológicos, sociológico e psicológico no estudo da sexualidade humana. Bio-fisiologia sexual. Desenvolvimento psicossexual. Sexo: amor, reprodução, prazer. Variantes do impulso sexual.

  • Bibliografia:

    ARIES, Philippe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981.

    DANTAS, Oliveira Taille, Piaget, Vygotsky, Walloon. Teorias Psicogenéticas em Discussão. São Paulo: Summus, 1992.

    JERUSALINSKY, Alfredo. Psicanálise e Desenvolvimento Infantil. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

    LACAN, Jaques. O Seminário - Os Estudos Técnicos de Freud. Livro I. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.

    LEVIN, Esteban. A Clínica psicomotora – O Corpo na Linguagem. Petrópolis: Vozes, 1995

    SEGAL, Hanna. Introdução à obra de Melaine Klein. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

    WINNICOTT, D. W. O Ambiente e os Processos de Maturação, Estudo Sobre a Teoria do Desenvolvimento Emocional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

3 - Psicanálise e Relações Vinculares

  • Ementa: O sujeito na perspectiva da psicopedagogia é o sujeito de processos psíquicos e cognitivos, em constante reflexão sobre o seu comportamento, em um interjogo entre mundo interno e mundo externo, diante do cotidiano no complexo interjogo da aprendizagem e a estrutura social.

  • Bibliografia:

    KPFER, MARIA CRISTINA MACHADO. Educação para o futuro: psicanálise e educação. São Paulo: Escuta, 2000.

    KPFER, M. C. Freud e a educação: o mestre do impossível. São Paulo: Scipione, 1989.

    CHAMAT, Leila Sarah. Relações Vinculares e Aprendizagem: um enfoque Psicopedagógico. São Paulo: Vetor, 1997.

    SEGAL, Hanna. Melanie Klein: Amor, Culpa e Reparação. Rio de Janeiro: Imago,1996.

4 - Psicanálise e Educação

  • Ementa: O campo da Psicanálise e Educação. O impossível produtivo na Educação. A Psicanálise e o discurso pedagógico A contemporaneidade e o mal-estar na Educação: A cientificização; O declínio da autoridade e da responsabilidade; Da transmissão do legado cultural ao desenvolvimento de potencialidades; O utilitarismo do saber. A subjetividade adolescente e o mal estar da cultura; Estratégias e intervenções possíveis na crise atual da escola brasileira.

  • Bibliografia:

    FREUD, Sigmund. Cinco Lições de Psicanálise. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de S. Freud. Vol. 11. Rio de Janeiro. Imago Editora, 1970.

    LACAN, J. Outros escritos. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

5 - A Psicanálise, o Docente e a Sociedade

  • Ementa: Situa as contribuições da Psicanálise, do Docente e da Sociedade ao estudo da aprendizagem da leitura e da escrita, isto é, voltado à educação. Tece articulação entre dois campos distintos: a psicanálise e a psicopedagogia de forma a engendrar uma nova maneira de enfocar a aprendizagem, trazendo contribuições para a compreensão do fenômeno.

  • Bibliografia:

    CIACCIA, A. Da pedagogia à psicanálise. Estilos da Clínica. 2, 18-26, 1997.

    FILLOUX, J.C. Psicanálise e educação: pontos de referência. Estilos da Clínica, 2, 8-17, 1997.

    FREUD, S. O Inconsciente. In: Edição standard brasileira das obras completas de S. Freud. Rio de Janeiro: Imago, v.14, 1974.

    GONÇALVES, J.E. Transfer...o processo de transferência em psicopedagogia. Revista Psicopedagogia, 52, 41-43, 2000.

    KUPFER, M.C. Educação terapêutica: o que a psicanálise deve pedir à educação Estilos da Clínica. 2, 53-61, 1997.

    LAJONQUIERE, L. Uma introdução à Psicanálise em cinco lições. Revista Psicopedagogia, 27, 11-18, 1993.

6 - Sintomas Educativos Contemporâneos

  • Ementa: Trata dos processos de aprendizagem dos professores e sua relação com a aprendizagem dos alunos, tendo como eixo a formação pessoal considerando os aspectos culturais, sociais e psicológicose e as relações entre o aprender e o ensinar.

  • Bibliografia:

    ALMEIDA, L. R. & PLACCO, V. M. N. S. (orgs). As relações interpessoais na formação de professores. São Paulo: Loyola, 2002.

    BASSO, I. S. Significado e sentido do trabalho docente. Cadernos CEDES, 44, 19-32, 1998.

    CARVALHO, J. M. O não-lugar dos professores nos entrelugares de formação continuada. Revista Brasileira de Educação, 28, 96-107, 2005.

    FONTANA, R. C. Trabalho e subjetividade. Nos rituais da iniciação, a constituição do ser professora. Cadernos CEDES, 50, 103-119, 2000.

    NUNES, C. M. F. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação e Sociedade, 74, 27-42, 2001.