PSICODIAGNÓSTICO E ESTIMULAÇÃO CLÍNICACURSOS
Carga horária
180h
Grade Curricular do Curso
Matéria | Carga horária |
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1 - Histórico do Psicodiagnóstico | 30h/a |
2- Formas de Entrevistas Clínicas (com os pais, professores, etc) e Entrevista Devolutiva | 30h/a |
3 - A Ética na Avaliação Clínica | 30h/a |
4 - Noções Básicas sobre Distúrbios de Aprendizagem | 30h/a |
5 - Elaboração e Conhecimento de Testes da Avaliação da Leitura, Escrita e Psicomotricidade | 30h/a |
6- Principais formas de Estimulação: Ludoterapia e Jogos Educacionais | 30h/a |
1 - Histórico do Psicodiagnóstico
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Ementa: Histórico do psicodiagnóstico. Fundamentos: caracterização do processo, operacionalização, métodos e técnicas. Conceitos básicos. Recursos diagnósticos: o uso da entrevista para levantamento da história do paciente, avaliação dinâmica, exame subjetivo e objetivo. Etapas do processo psicodiagnóstico: formulação de hipóteses, plano de avaliação, administração, análise e interpretação de testes e técnicas, integração de dados, diagnóstico e prognóstico, comunicação dos resultados. Tipos específicos de avaliação. Questões éticas.
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Bibliografia:
ANASTASI, A. & URBINA, S. Testagem Psicológica. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
ARZENO, M. E. G. Psicodiagnóstico clínico: novas contribuições. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
CUNHA, J. A. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
2 - Formas de Entrevistas Clínicas (com os pais, professores, etc) e Entrevista Devolutiva
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Ementa: Técnicas de exame psicológico. Utilização da entrevista como instrumento de diagnóstico. O planejamento da avaliação psicológica nas várias faixas etárias.
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Bibliografia:
ARZENO, M. E. G. Psicodiagnóstico Clínico. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
BLEGER, J. Temas de Psicologia - entrevista e grupos. Trad. R.M.M. de Moraes. São Paulo: Martins Fontes, 1980.
CORDIOLI, A. Psicoterapias - Abordagens atuais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
3 - A Ética na Avaliação Clínica
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Ementa: Os princípios da Psicopedagogia; as responsabilidades dos psicopedagogos; as relações com outras profissões; o sigilo; as publicações científicas; a publicidade profissional; os honorários; as relações com a educação e saúde; a observância e cumprimento do código de ética.
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Bibliografia:
BARONE, Leda M. C. Psicopedagogia - O Caráter Interdisciplinar na Formação e Atuação Profissional. Considerações a Respeito da Ética. Porto Alegre: Artes Médicas, l987.
CÓDIGO DE ÉTICA DA ABPP, In: Revista Psicopedagogia. São Paulo. v.12, Nº25, p.36-37, ABPp, 1993.
4 - Noções Básicas sobre Distúrbios de Aprendizagem
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Ementa: Os fatores que influenciam os problemas de aprendizagem: orgânicos, específicos, psicogênicos e ambientais; diferença entre distúrbios, transtornos, dificuldades e problemas de aprendizagem; a leitura, a escrita e a matemática e seus distúrbios; as dificuldades de aprendizagem ligadas a questões de limitações cognitivas e disfunções neurológicas. O processo de diagnóstico psicopedagógico.
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Bibliografia:
DOLLE, Jean-Marie. Essas crianças que não aprendem: diagnóstico e terapias cognitivistas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
OLIVEIRA, Gislene Campos. Avaliação Psicomotora à luz da psicologia e da psicopedagogia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
PAIN, Sara. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto alegre, Artes Médicas, 1985.
SCOZ, Betriz. Psicopedagogia e realidade escolar: o problema escolar e de aprendizagem. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
5 - Elaboração e Conhecimento de Testes da Avaliação da Leitura, Escrita e Psicomotricidade
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Ementa: Desenvolver no aluno comportamento apropriado em relação à escolha, aplicação e interpretação de dados e técnicas de exame psicológico, através de conteúdos em termos teóricos e práticos. Dar condições ao aluno para a realização prática do exame e diagnóstico psicológico em adolescentes e adultos, integrando informações proporcionadas por testes, pela entrevista e dados de observação. Promover o desenvolvimento de uma postura profissional coerente, ética e responsável.
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Bibliografia:
HAGE, S.R.V. Avaliando a linguagem na ausência da oralidade: estudos psicolingüísticos. Bauru, São Paulo: EDUSC, 2000.
KANDEL, E. R.; SCHWARTZ, J. H.; JESSEL, T. M. Fundamentos da neurociência e do comportamento. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1997.
SMITH, F. Compreendendo a leitura, uma análise psicolingüística da leitura e do aprender a ler. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. 444p.
6 - Principais formas de Estimulação: Ludoterapia e Jogos Educacionais
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Ementa: A sala de ludoterapia como lugar de terapia. Os brinquedos e brincadeiras adequadas para o processo terapêutico. Formas de observação e procedimentos em ludoterapia em diferentes contextos (social, clínico, hospitalar etc). A criança em situação de risco e o brincar. A ludoterapia na comunidade. Aspectos éticos da ludoterapia. O jogo e a representação segundo Piaget, Wallon e Vigotski (interação e linguagem). A função dos jogos nos processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Eixos estruturantes do trabalho educativo: linguagem, interação e jogo.
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Bibliografia:
ELKONIN, D. B. Psicologia do jogo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
KISHIMOTO,Tizuko Morchida, O jogo e a Educação Infantil. Petrópolis: Vozes, 1993.
OLIVEIRA, V. B. (Org.) O brincar e a criança de zero a seis anos. 2. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2000.
TAILLE,Yves De La.Piaget,Vigotsky,Wallon. São Paulo: Summus,1993.
WINNICOTT, D. W. O brincar e a relidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.